Guincho para caminhão: saiba tudo sobre o equipamento
Deseja oferecer serviços de reboque com guincho para caminhão ou precisa contratar um transporte do tipo? Esse artigo é para você!
O guincho para caminhão é uma ferramenta indispensável quando se pensa em transportar cargas por longos trajetos. Existem diversas alternativas no mercado, cada uma com sua função e capacidade específica.
Para se certificar que o tipo de caminhão e o tipo de guincho são ideais para operar em conjunto, e que vão atender ao propósito com eficiência e segurança, é preciso entender quais são as necessidades do trabalho que será feito.
Estudar o que será deslocado, o seu peso e o tipo de percurso, como por exemplo, transportar um veículo por uma longa jornada na estrada ou um contêiner em um pequeno perímetro urbano, podem fazer toda a diferença.
Uma análise precisa da situação e do serviço que será oferecido evita problemas e sobrecargas no guincho para caminhão.
É preciso ter em mente que todo equipamento ou automóvel pode sofrer com desgastes prematuros se for empregado incorretamente, além de estar sujeito a apresentar defeitos em algum momento de sua vida útil.
Por isso, devemos entender que mesmo os veículos e componentes que foram feitos para rebocar, podem falhar se não forem usados exatamente para aquilo que foram feitos e dentro de suas capacidades.
No seguimento de carga pesada, por exemplo, o guincho para caminhão pode levar entre 10 e 15 toneladas, mas também existem cargas que são consideradas extra pesadas, e estas precisam de um suporte superior a 15 toneladas.
Modelos mais comuns de guincho para caminhão
Caminhão com reboque integrado
Quando se trata de guincho para caminhão, o reboque integrado pode ser o mais eficiente para o transporte de cargas extra pesadas, como ônibus e outras plataformas do gênero.
Isso porque existem eixos adicionais e mais resistentes que são acoplados de forma fixa ao núcleo do caminhão.
Elevador de rodas
Esse modelo de guincho para caminhão é tido como o menos seguro, entretanto é o mais barato. O elevador de rodas utiliza um garfo de metal que reduz as possibilidades de estrago na carga, em comparação ao modelo com correntes.
Isso ocorre porque esse mecanismo é usado para se fixar nas rodas dianteiras ou traseiras de um veículo, por exemplo, o que torna possível a suspensão ou o arraste com maior facilidade.
Corrente e gancho
Embora esse tipo de guincho para caminhão não seja mais tão utilizado nos dias de hoje, era amplamente utilizado nas décadas passadas.
O caminhão equipado com gancho e corrente exerce uma pressão imensa na carga a ser transportada e, quando se trata do reboque de um veículo, pode causar vários danos.
Um carro robusto com tração 4×4 poderia ter o seu trem de força seriamente danificado ao ser transportado dessa forma.
É por essa razão que, atualmente, apenas ferros-velhos e outras empresas de descarte ainda usam esse método, afinal, o veículo a ser carregado já está quebrado ou pronto para o desuso.
Guincho pesado lança
Muito eficiente quando se trata de cargas extra pesadas, o caminhão com esse modelo de guincho é muito utilizado nos serviços de transporte de veículos grandes, como outros caminhões, ônibus, carretas, viaturas pesadas, entre outros.
O guincho pesado lança pode ser acoplado diretamente no chassi do caminhão, desde que este esteja na faixa ideal de capacidade de carga.
Guincho de plataforma
Quando se trata de guincho para caminhão, o modelo plataforma é o mais popular e seguro.
Além disso são simples e eficientes, sendo amplamente utilizados em serviços de autossocorro, isto é, em veículos que apresentam falhas mecânicas no dia a dia. A plataforma é construída com ferro anticorrosivo e pode ser usada para rebocar cargas de pesos variados.
Ele possui um sistema hidráulico que inclina a plataforma e a direciona ao contato direto com o solo, o que torna muito prático o ato de puxar o veículo engatado até a rampa.
Por se tratar de um material altamente resistente e de uma plataforma vazia, os veículos são rebocados sem qualquer tipo de danos.
Guincho hidráulico
Conforme foi visto até aqui, existe uma grande variedade de guinchos para caminhão. Todavia, se a ideia não é fazer grandes modificações no caminhão, mas sim ter um suporte para situações emergenciais simples, a melhor aposta é o guincho hidráulico.
Eles podem ser adquiridos separadamente e acoplados de forma simples ao caminhão, dependendo da compatibilidade. Inclusive, o custo-benefício de um guincho hidráulico costuma ser excelente, visto que é mais barato no mercado e não exige técnicas invasivas para a sua instalação.
O guincho hidráulico pode ser empregado em operações diárias, inclusive em caminhões cuja rotina de transporte é intensa, uma vez que sua capacidade de tração é de 7500 kgf e a de elevação é de 1300 kgf.
Ainda que a operação não exija a capacidade máxima do guincho hidráulico, é sempre melhor optar por um equipamento que vá oferecer o melhor desempenho e durabilidade.
Caminhões carregados não são transportados
Ainda que se tenha o melhor guincho para caminhão de todo o mercado, é altamente contraindicado o reboque de um caminhão que esteja carregado. E sim, é muito comum que um veículo cheio de carga apresente alguma falha mecânica e precise de socorro. Afinal, isso pode acontecer com qualquer um.
Por isso, nessa situação, toda a carga deve ser remanejada para outro caminhão e depois o reboque do veículo com falhas pode ser realizado. Mas qual a razão disso? É bastante simples, na realidade.
Se parar para pensar, um caminhão carregado pode causar acidentes, como a carga se deslocar devido a instabilidade.
Isso sem mencionar que, se um caminhão já estivesse trabalhando em sua capacidade máxima quando quebrou, o reboque precisaria ter o dobro de força e potência de motor para realizar o transporte, e a história poderia terminar com dois caminhões precisando de socorro.
Lembre-se, conforme supracitado desde o início, o valor da carga deve ser levado em consideração em qualquer situação que envolva um guincho para caminhão.
Ignorar esse aviso coloca em risco a carga, os veículos em questão e possivelmente o trânsito por onde será feito o trajeto. As recomendações existem para a segurança de todos e nunca devem ser subestimadas.
Recapitulando
É preciso ter atenção ao serviço que será prestado para escolher o melhor guincho para caminhão. Considere a carga que será rebocada, o modelo de caminhão e os tipos de guincho disponíveis para ele.
Também é preciso cuidar da manutenção do veículo de transporte e do guincho, todos os maquinários possuem uma vida útil e ao insistir no uso com componentes danificados, o prejuízo pode ser grande.
Não se esqueça que, ao trabalhar com reboque, é preciso lidar com oficinas mecânicas, seguradoras, concessionárias e, é claro, com o Detran. Então, a estratégia deve ser funcional, eficiente e principalmente segura.